terça-feira, 5 de abril de 2011

Em Roma, tudo pronto para beatificação de João Paulo II

Três celebrações
No sábado, 30 de maio, acontecerá a vigília de oração no ‘Circus Maximus', que terá um tom universal, mas também muito romano, e da qual todos podem participar", explicou o cardeal. Entre outros eventos, nesta vigília - explicou sua eminência - haverá depoimentos como o do cardeal Stanislaw Dziwisz, secretário particular do Papa durante 27 anos, do ex-porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, e da freira Marie Simon Pierre, que obteve a cura milagrosa do Mal de Parkinson, usada na causa de beatificação de João Paulo II. "Na parte final - indicou o cardeal Vallini -, teremos a alegria de contar com a presença do Santo Padre, que, conectado do Palácio Apostólico, rezará a oração final e dará a bênção apostólica a todos os participantes." Dom Frisina acrescentou que "nessa noite estarão abertas 8 igrejas do centro histórico, no trajeto que vai do ‘Circus Maximus' até São Pedro, em uma noite branca das igrejas".

Missa de beatificação
A liturgia será realizada no domingo. A comunhão será distribuída na Praça de São Pedro por 500 sacerdotes, e outros 300 o farão na Via da Conciliação. E nas igrejas conectadas com telões para acompanhar a Missa, será possível comungar nesse momento. Na Via da Conciliação e em áreas adjacentes, serão instalados 14 telões. Após a Missa, a Basílica de São Pedro será aberta; no altar da confissão estará, no caixão fechado, o corpo de João Paulo II, que será venerado em primeiro lugar pelo Papa e pelos cardeais. Em seguida, será aberta ao fluxo de peregrinos e fiéis, e permanecerá aberta enquanto houver pessoas.

Financiamento
O cardeal Vallini quis lembrar que o erário público não deve pagar o evento. "O financiamento será feito com a ajuda das instituições, bancos, etc., e com um esforço da nossa parte." O prelado recordou que, no site do evento, as informações estão em cinco idiomas e reafirmou que "o ‘JPII pass' não é um bilhete para as celebrações. Por outro lado, envolve uma série de serviços que incluem acesso gratuito ao transporte público, passeios, lugares ‘Pack lunch', outras informações e ‘gadgets'". "Ainda há espaço disponível em Roma, inclusive nas instituições religiosas. Além disso, a região do Lácio disponibilizou um acampamento montado na área de Fiumicino, para os jovens", disse.

Onde informar-se
Nos pedágios de entrada de Roma, haverá grupos de voluntários que darão as indicações. E no site oficial (http://www.jpiibeatus.org/) estão todas as informações; lá se pode comprar o ‘Special JPII Pass', que permite, entre outras coisas, o transporte gratuito. O Pe. Lombardi acrescentou que "o canal 105 da ‘Rádio Vaticano' vai fornecer informações a cada 15 minutos, em diferentes línguas". Outro desafio do evento - disse o Pe. Wanted Inser - é contar aos adolescentes quem foi João Paulo II, e os próprios jovens o farão.  Para isso, foi apresentada a iniciativa "Sentinelas digitais", que se refere ao uso das redes sociais. "Nós quisemos - acrescentou - aceitar este desafio emocionante e lançar um novo projeto, justamente durante a beatificação de João Paulo II, usando o conhecido portal ‘Pope2You', do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, que, por seu caráter, é destinado aos jovens. Haverá também exposições e o Museu Vaticano estará aberto até meia-noite.

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 5 de abril de 2011

Nenhum comentário: