terça-feira, 4 de maio de 2010

Eucaristia: Deus se faz pão e nos torna irmãos

A Eucaristia é o sacramento que manifesta totalmente o nosso compromisso com o Nosso Senhor. Jesus a instituiu na última ceia que celebrou com os seus discípulos, na refeição da Páscoa. Ele sentou-se à mesa e disse: “Desejei muito comer com vocês essa Páscoa, antes de tudo que vou sofrer...” Ele pegou o pão e o vinho, deu graças a Deus e disse: “Isto é o Meu corpo que é dado por vocês. Este é o cálice do Meu sangue que será derramado para o perdão dos pecados” (1 Co 11, 24-25).

Esta ceia de Cristo com seus discípulos foi muito bonita e significativa, amiguinhos. Jesus disse que o pão é Seu corpo, e o vinho, Seu próprio Sangue, porque esta foi a forma mais simples que Ele encontrou para dizer que ficará sempre entre nós. Por isso, Jesus é o alimento para nossa vida cristã.

Hoje a Eucaristia acontece na missa, na hora da Consagração, momento em que Jesus está vivo e presente. A hóstia se torna o corpo de Cristo e o vinho o seu sangue. Em todas as missas, Jesus se torna presente para o nosso alimento. Sem a fé, ninguém entende a Eucaristia. É por isso que o padre, na missa, diz após a consagração: “Eis o mistério da nossa fé”.

*Os textos desta coluna são baseados na “Bíblia para Crianças”, da Editora Canção Nova.

Nenhum comentário: