domingo, 21 de março de 2010

5º Domingo da Quaresma - Ano C

Hoje a Igreja Celebra:

S. Nicolau de Flue, eremita, confessor, +1487
 
Nicolau de Flue, mais conhecido por Irmão Klaus, tem enorme popularidade na Suíça da qual foi proclamado padroeiro por pelo Papa Pio XII e onde é festejado no dia 25 de Dezembro. Nasceu no ano de 1417 em Flueli, perto de Sachseln, no cantão de Obwalden. Embora quisesse adoptar a vida eremítica, não conseguiu fugir de alguns cargos civis: conselheiro, juiz e deputado. Em 1445, casou-se com Doroteia Wyss: tiveram cinco filhos e cinco filhas. Um deles foi vigário de Sachseln e um neto, Conrado, morreu santo.


Existem provas históricas e testemunhos incontestáveis de que ele passou um período de 19 anos e meio alimentando-se unicamente com a eucaristia. A sua mais freqüente oração era: Ó meu Deus e meu Senhor, afasta de mim tudo o que me afasta de ti. Ó meu Senhor e meu Deus, dá-me tudo o que me aproxima de ti. Ó meu Senhor e meu Deus, livra-me de mim mesmo e concede-me possuir-te somente a ti”.

Edificados pelas suas orações e penitências, os seus vizinhos edificaram-lhe uma ermida e uma capela. Foi consagrada em 1469 São Nicolau morreu no dia em que completou 70 anos (1487).

Trânsito de S. Bento

São Bento terá anunciado a sua morte iminente, embora nada o fizesse prever. Mandou abrir a sua própria civa, junto à campa da irmã, Escolástica, morta poucos dias antes. Pouco depois, foi atacado de violenta febre, pediu a comunhão e exalou o último suspiro. Nesse mesmo dia, dois monges, em lugares separados, tiveram a mesma visão: uma escada adornada que levava da terra ao céu e um homem de aspecto venerável que lhes dizia ter sido por ali que Bento teria subido.

Nenhum comentário: